Adquirido, mas não diretamente do meio, como propõem o empirismo e nem só por pura reflexão como propõem o racionalismo, mas numa profunda interação entre o sujeito que conhece o meio que se dá a conhecer, como propõem o construtivismo. Todo nosso conhecimento do mundo, seja filosófico, científico ou tecnológico, até mesmo os conhecimentos tidos pro fúteis ou inúteis, são fruto dessa interação do sujeito com o meio. Sou defensor da tese de que há uma continuidade entre a inteligencia e os processos puramente biológicos de de morfogênese e de adaptação ao meio. De modo que o nosso conhecimento do mundo é uma construção feita desde o nascimento até a fase adulta.
Sobre Prof. Vicente E. R. Marçal
Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. Doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista/Campus Marília. Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea: Aspectos Éticos e Jurídicos pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do GEPEGRA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética da Região Amazônica. Com experiência em Filosofia, com ênfase em Epistemologia e Teoria do Conhecimento. Ver todos posts de Prof. Vicente E. R. Marçal →